25 June, 2010

o sistema de ensino austriaco

nem sabem como estou desiludido! comecei desiludido, continuei do mesmo modo, e adivinhem como termino este ano: desiludidíssimo!


que merda de professores que me calhou! n percebo como é que esta universidade pode formar bons arquitectos... se é que forma! a experiencia é sempre boa, nem que seja para ter contacto con sistema de ensino diferentes, mas esqueçam todos aqueles que pensam que a universidade de arquitectura de Graz é boa! boa merda! lol

nivel de exigencia baixíssimo! sistema de avaliação de 1 a 5, sendo 1 o valor mais alto e 5 a unica negativa... é tão difícil e ridículo tentar a distinção entre aluno, entre trabalhos! é tao facil tirar a nota mais alta! mas acham que sentes como merecida? pfff... terrível. n há competição, n há ambição! os projectos / trabalhos podem ser a maior caca. se fores menino austríaco o professor dá-te 3 sorrisos e uma palmadinha nas costas, dps preparas uma apresentação toda cocó (sim por os austríacos sao bosses é nas apresentações... alguns!) e pronto, podes ficar contente porque tens um projecto de merda e n trabalhaste nada e vais 1 como aquele gajo que se fartou de sofrer! justo? perguntem-lhes...

n há sistema de ensino em grupo. por mais que a cadeira esteja virada para tal, aqui é o sistema de médico que funciona, ou seja, marcas uma consulta de médico todos os dias para a hora X ou Y e vais falar sozinho com o professor... aprender com os teus colegas que é bom n existe! tb n sei se tinhas muito para aprender... eles n sao grande coisas!

os austriacos são bons numa coisa, levam muito tempo a tirar o curso porque regra geral todos trabalham durante o percurso! parece-me bem e parece-me até a melhor alternativa, visto que a universidade n oferece todo o ensino que deveria oferecer. culpa em grande parte dos profs! a organização tb n ajuda! é tao livre que qualquer aluno menos organizado se espalha facilmente. desde inicio o aluno é totalmente livre de escolher qual projecto quer fazer, em que instituto (urbanismo, paisagismo, historia, sustentabilidade, etc) quando aqui cheguei pensei: interessante! no técnico somos todos corridos com as mesmas cadeira pela mesma ordem! e sabem que mais, ainda bem! pelo menos alguem pensou em nós, no mlehor para o nosso ensino, na forma mais adequada e organizada de aprender. cada tema a seu tempo, nivel de dificuldade aumentando... para n sentires que o teu 5ºano n passou de uma lembrança do 2ºano...

cúmulo: os professores de projecto deste semestre! quando me chegou aos ouvidosque o projecto era de 2 semanas intensivas num dveria ter escolhido! decidi dar o beneficio da duvida.. n fosse estar esganado, apenas n conhecia o desconhecido! mas n não! os episodio do primeiro semestre repetiam, e agora de forma hilariatemente mais grave... bahhhh as consultas de médico voltaram! mesmo sendo workshop intensivo! a cadeira estava relacionada com mais dois workshops, e em ambos aconteceu! professores vindos de viena que so metem ca os pés para dar estas aulas temporárias! mais uma cobrinha de assistente que as pouco vais conhecendo e queres matá-la! =/ então n é que nos fizeram apresentar o mesmo projecto 3 vezes? como???
dps das 2 semanas intensivas aprenstámos. dps no workshop seguinte o trabalho estava relacionado e haviam aluno exteriores que n conheciam de que se tratava. apresentámos segunda vez para eles... no final dessa semana de workshop tivemos de apresentar novamente pois supostamente haveria uma publico especial! claro qua sim, estiveram 4 pessoas estranahs na sala, cada de sua vez e cada uma por 30 minutos... que irritante!

bem n vale a pena continuar. só de notar que estas duas aves raras de professores vindos de viena n faziam qualquer tipo de pausa em apresnetações ou aulas... all day long. comer? o que é isso? bebe-se cafézinho trazido pela assisstente lambe-botas e aguesnta-se o dia todo... FREAKS!

adeua universidade austriaca! certamente até nunca mais! pontos negativos... muitos!

2 coments:

pcunha said...

Pois, pelo exemplar daí que veio parar à nossa turma também não fiquei muito bem impresionado... agora, acho que pelo menos na parte de mestrado devia haver um pouco mais de liberdade de escolha no IST

Cm said...

olaa...percebo mto do que disseste, mas realmente em termos de projecto no primeiro semestre não nos podemos queixar de quando aí tivemos...tivemos ganda prof (bom, tinha la manias estranhas), mas era brutal..e nao havia nada de falar sozinhos com o prof...todas as semans todos nos reuniamos com ele e explicavams...ele tentava integrar-nos ao máximo e até pediu à raki para apresentar em portugues (mesmo nao percebendo um cú) so para mostrar aos colegas austriacos o que sentiamos nas aulas lool...também nessa cadeira tivemos oportunidade de ver projectos incriveis, e cenas multimédia, desde videos a render impressionantes...e este prof levou-nos todos a um concurso, que acho que já é pratica recorrente dele! mas percebo isso que dizes em relação a muitos professores...sem dúvida!