posso dizer que este interrail foi umas melhores experiencias que já tive nas minhas viagens.
decidi ir sozinho uma vez que ia visitar amigos em cada uma das paragens.
esta viagem estava já ha muito planeada, mas por impossibilidade de me receberem em suas casas, decidi adiá-la! e estou muito contente por te-lo feito! fui bastantes sortudo com o tempo durantes estes 12 dias de ferias da Páscoa.
é incrivel percorrer um pais de norte a sul (quase) e sentir as diferenças, que são bem grandes, entre cada cidade. começando por Milano, depois Cremona, Firenze, Siena, Roma, Napoli, Capri, Pompei e finalmente só de passagem pois já conhecia, Venezia, posso dizer que senti um voltar atrás no tempo. de modo geral Itália tem esta capacidade pois o património que comporta é... grandiosíssimo! mas começar por Milano, uma das cidades mais 'voltada' para o mundo actual, moda, nova arquitectura, e terminar com as ruinas romanas da cidade de Pompei foi de facto mt interessante.


(uma vez que a Filipa já vos mostrou um bocadinho de Italia pelas suas fotografias na viagem de fevereiro, vou tentar mostrar algo particular de cada um dos locais visitados)
07:38 GRAZ - 10:56 VILLACH - 15:15 VENEZIA - 18:35 MILANO
12 horas a trocar de comboios... che cazo!!! mas a expectativa era grande.
Graziella seria a minha primeira anfitriã. conhecemo-nos em Graz e decidi tirar partido da viagem para visitá-la. é sempre um 'dois em um' poder viajar e poupar dinheiro em alojamento! senti imediatamente algo estranho nela, mas conversa-mos sobre o seu stress com os trabalhos e aulas. ainda assim fiquei mt contente por ter o fim de semana livre para visitar Milão comigo. dia solarengo! o Francesco (outro conhecido de erasmus) acompanhou-nos também no passeio pela cidade.
Milão n é a melhor cidade para turista, a menos que se pretenda fazer compras... centro da moda como sabem =) mas n é o meu caso! pouco mais tem que a Duomo e a Galeria Vittorio Emanuelle... mas no entanto é uma cidade cheia de vida, que acredito ser bastante interessante para viver ou trabalhar! a Duomo (ou catedral de milão) é mesmo o centro da cidade, mas no entanto considero que as catedrais por ali são outras - as lojas! toda a gente leva o seu saco de compras na mão, os edificios-loja são cada vez mais objecto de arquitectura e design contemporâneo. ah, e para quem n sabe, a moda por itália (principalmente milão) é o casaco-saco-de-plástico, italiano que se preze tem que ter um =P
no segundo dia decidi ir visitar obras especificas de arquitectura contemporânia, como a Universitá Luiggi Bocconi ou a Fiera di Milano.
muito caractistico em Milão, mas n só, sao os bar/restaurante Aperitivo, ou seja, paga-se 7€ por uma bebida (aprox) e pode-se comer em sistema buffet tudo o que se quiser. bem interessante e bom!
tudo teria sido perfeito em milão, não fosse eu descobrir quase por acaso, a meio da minha estadia por lá, que n era bem-vindo! n me perguntem porquê porque ainda n consegui perceber... mas foi de tão baixo nível que decidi engolir em seco até ao resto da minha estadia e pagar-lhe na mesma moeda - cinismo! fico agradecido no entanto pela acomodação; pormenores á parte acolheu-me sem duvida mto bem! parece nunca se conhece verdadeiramente ninguem n é mesmo?!?!?! sempre a aprender...
...continuazione, per che la vita é bella...













30th MAR
12:20 MILANO - 13:37 CREMONA
12:20 MILANO - 13:37 CREMONA
io sono trovato con Beatrice, mais um contacto de erasmus do semestre passado, na estação dos comboios de Milão e fomos almoçar á sua cidade - Cremona. Fiquei mt mt contente por te ver Bea, fico inteiramente agradecido pelo maravilhoso almoço oferecido naquele restaurante que não me lembro do nome... ehehe depois de almoço fomos a um passeio pela cidade. não é uma cidade grande, tem carácter de vila, valeu sim pela visita a uma amiga! subimos á torre de tijolos mais alta da europa, segundo consta, e dps de 500 degraus tivemos uma vista panoramica sobre toda a cidade! ciao bella






17:41 CREMONA - 20:44 BOLOGNA - 22:16 FIRENZE
viagem sozinho de 4 horas e meia até me encontrar com a Rita e o Vasco, meus coleguinhas do IST de Lisboa. loro siano studianti in Roma, mas decidiram ir conhecer Florença tb e ficámos por casa de um amigo dela, meu homónimo! adorei o tempo passado lá, e o grupo de amigos do amigo da minha amiga (lol) é fantastico! durante todo o interrail foi a unica bebedeira que apanhei foi mesmo em florença... sendo o meu objectivo ter um viagem calminha e mais saudavel, posso dizer que fikei contente!
durante o dia la visitámos a cidade! tutto era pagato... é uma chatice! basicamente tudo se paga a norte do rio, a sul é livre ou pelo menos tem condições para estudantes de arquitectura! yupi!!! e turistas que nunca mais tem fim (bom digo isto por ainda n tinha chegado a Roma...) a catedral de Florença que todos conhecem geralmente pela fabulosa cúpula de Bruneslechi, é fabulosa por fora e uma desilusão por dentro! o mais simples gótico! A cidade tem muito que ver, as esculturas na rua que n têm fim... é um autentico museu ao ar livre! do castelo sfrozesco ás galerias uffizi, passando pela ponte vechhio (versão pobre ou mais antiga da ponte Rialto em veneza, mas com bastante pinta), descansando nos jardins do palácio piti e chegando finalmente ao por do sol no miradouro a sul com a melhor vista sobre a cidade! priceless! belissimo! o presente foi a pequena igreja de Miguel Angelo no topo da colina, construida sobre outra capela... mto curiosa e diferente do normal! muito bem conservada tb - recomendada-se!


















1st APR
12:10 FIRENZE - 13:38 SIENA
12:10 FIRENZE - 13:38 SIENA
claro que nos deixámos dormir... portuguese style! mas chegamos a tempo de almoçar em Siena, esta pequena cidade, conhecida pela praça principal, inclinada e convergente num ponto, encantou-me! tem uma topografia bastante acentuada, o que torna logo à partida tudo mais interessante! n tenho mto para dizer sobre esta pequena povoação, é optimo para dar um passeio durante a tarde, para para um café, não mais! mas vale a pena claro. é tipicamente italiana e medieval como conhecemos tradicionalmente por imagens de filmes ou fotografia =)










16:59 SIENA - 19:12 CHIUSI - 20:40 ROMA
Roma, Roma... saltou directamente para o numero 1 no meu TOP de cidades até agr visitadas! é incrível o património inacabável que a cidade contém... mesmo dps de ter estudado tanto na escola e universidade, visitar a cidade é qualquer coisa especial. monumentos em cada esquina quase, mas até os mais simples edifícios me fascinaram, a cor, o toque mediterrânico que dão à cidade, os bairros e as praças que sugem do nada, os mercados na rua... fabuloso!
fui mto bem acolhido em casa da Rita pela sua amigas Joana, Laginha e 'Riter' =) apesar de tão cheia de visitas que a casa sempre teve! tenho que vos agradecer mto pela estadia e dizer-vos que gostei mt de por ai estar e da vossa maluquice saudavel! começámos no dia seguinte por visitar a Piazza Navona, musicos dum lado, pintores do outro - não há misturas! a famosa praça onde Bernini e Borromini se desafiaram entre si com arquitectura e escultura arrojada para a data. il Panteon di Roma... mas che bello! la Piazza di Spagna, aquelas onde fazem muitos desfiles de moda, quase que tivemos que tirar senha para sentar de tão cheia de gente que estava.
almoço: Ristorante Archeto, la migliori pasta di roma
doce: Gelateria Giolliti, i migliori gelati di roma
noite: não saí muito, infelizmente, mas n m importei pois fazia parte do meu plano o interrail calminho =) mas recomendara-me o "Pátio dos Artistas", se não estou em erro...
dia seguinte visitámos a praça do Capitólio de Miguel Angelo e junto a ela o Forum de roma que achei muito interessante. o nível do solo em roma hoje em dia n é o mesmo que na altura do império romano, subiu-me sensivelmente 4 ou 5 metros, dependendo da zona. sempre que se fazem escavações em roma, lá se encontram mais vestígios arqueológicos... daí que nem o metro consegue chegar ao centro da cidade! Coliseu de Roma: quem disse que não é interessante? Perdemo-nos os 3 á conversa sobre o que ali se passava e sobre a utilização do coliseu nos dias que correm... um espaço que eu penso que deve ser utilizado para mais do simplesmente visita museológica! se visitarem roma, n deixem escapar o Segredo de Roma (e não me perguntem o que é pois n seria mais segredo...)
problema: resolvi visitar Roma num dos fim-de-semana mais crowded do ano, quase que n dá para tirar fotos sem ter pessoas á frente! mas, como costumo dizer: as pessoas fazem parte! mas o grande problema estava em visitar a Basílica de São Pedro do Vaticano, essa sim esteve fechada sexta e sabado e diziam que domingo igualmente devido às comemorações e à missa dada pelo Papa. seria um verdadeiro "ir a Roma e n ver o Papa"! e de facto não o vi... lol, preguiça de me levantar cedo, e a chuvada que caiu no domingo não ajudou! mas mais tarde decidi visitar a Praça, pelo menos, e não é que a basílica estava aberta ao público! corri lá para dentro para aproveitar a ultima meia hora... UAUUUUU! a mãe de todas as igrejas, como dizia o Vasco, e é mesmo! nunca vi nada tão grandioso...
foi com foguetes nos pés que vi tudo o que vi, a minha guia não parava nem para respirar, n foi Rita? kiding! foste uma guia impecável, n me esqueço de me tapares os olhos para ter a supresa do Panteão e das 1001 historias que contaste. Mas é sem duvida uma cidade a voltar e visitar com calma, usufruir bem do que a cidade oferece!
recordo ainda o vosso amigo missionário Cristovão que nos levou ao corredor de Pozzo e á Igreja e Gèso, e que terminamos o dia a beber chá com conversas profundas sobre Deus e o Homem... cumprimentos para ele!
ver-vos a ambos foi matar saudades de casa!
grazie! grazie mille miei amici!






































5th APR
09:00 ROMA - 11:10 NAPOLI
depois do que visitei até entao, com Roma a fechar com chave de ouro, pensei: Napoles nao me vai fascinar mt. Juntando a isto todos dizem que Napoles é horrivel e que n merece a pena visitar... Pois o que tenho a dizer é que Napoles pareceu-me la città piu italiana di tutto, tem alma, uno stile di vita incomparabile ao resto de Itália. e foi onde inventaram la prima pizza del mondo! não tive oportunidade de a provar no restaurante onde a inventaram, pois mais um dia em que tudo estava fechado, literalmente tudo! mas provei outras bem boas =)
as ruas sao estreitas, diriam 10 metros de largura no maximo, e os edificios tem 7 ou 8 andares... apesar de ser um pais do sul da Europa onde o sol se apresenta bem no alto, as ruas sao escuras... e porcas! dizem que o problema do lixo foi resolvido em Napoles, no entanto ainda têm mto que fazer... e o problema é todos estao habituados a viver no meio do lixo! até os recém alunos de erasmus acham piada e ja se acostumaram... confesso que caracteriza o bairro mas n acho piada nenhuma! vi ainda assim algo de familiar nos bairro caracteristicos, um pouco do que se ve em Alfama ou Mouraria da minha querida Lisboa, onde se penduram as roupas fora a secar ao sol, cada varanda é difernte da vizinha com o seu vaso de flores e afins...
o transito é o mais caótico que podem imaginar. n existem quase sinais de transito, apenas semaforos, niguem para em cruzamentos, buzina-se por tudo e por nada, as motas (vespas por toda a cidade) circulam no meio das ruas cheias pela multidão e quase atropelam toda gente - quase! porque nao o fazem... acho que apesar de tudo tenho de considerá-los bons condutores, não sabem é o que sao regras! atravessar a estrada, perguntam vcs??? senão te atirares para o meio da estrada, não passas. e vero! mas eles param, o pião tem mta prioridade!
Napoles, tal como milao, n e muito turistica, mas no entanto para se viver parece-me bem apesar de tudo. há uma alegria nas ruas, tudo se vende, toca-se musica, as pessoas parecem felizes... é bonito dar um passeio á beira mar!
fiquei mto feliz por ver que o Florian, quem visitei, está mto feliz naquela cidade! tão feliz que quase me pareceu um novo Florian que não havia em Graz... invejo-o pelas praias que tem perto de si... =) e espero que aproveite bem as 3 semanas e meia em que a sua namorada Chloé o visita. merci bien mon amis!















6th APR
07:35 NAPOLI - 09:00 CAPRI - 19:10 NAPOLI
n fazia parte do plano inicial, mas depressa me apercebi, ainda antes de sair de Graz, da possibilidade de visitar esta ilha de que todos falam como sendo paradisíaca! confirma-se, e posso dizer que tive toda a sorte do mundo com o tempo mais uma vez. apanhámos o barco mais barato de manha cedo com os amigos do Florian (um eslovaco, uma chinesa e 3 ingleses, muito porreiro por sinal)
la isola tem aquele carácter piscatório que me é familiar, parece-me ter sido morada em tempos de gente pobre, ou pouco abastada, cujo sustento estava na pesca! no entanto hoje deve muito ao turismo, e quando se chega ao centro, através do funicular, rapidamente se percebe de que é feita a ilha hoje me dia - lojas chiques e casas apalaçadas! a paisagem é maravilhosa com todas aquelas construções montanha abaixo.
sabíamos da existencia de uma casa importante no panorama da arquitectura, Villa Malaparte, no lado oposto da ilha, então demos um passeio por percursos estreitos no meio da floresta, em que cada curva e contra curva apresentava-se como um miradouro especial! e rapidamente lá chegamos, n fosse a ilha ser tão pequena. a casa é vermelha, no topo da falésia, acesso privado de barco... boa vida! ehehe. mas adivinhem: propriedade privada (pertence a uma fundação qualquer) e estava vedado o acesso...
voltando á povoação de Capri, apanhámos o autocarro para uma praia (Marina Piccola) onde almoçámos e seguidamente - praia! água azul transparente, com alforrecas é vdd, e 'areal' de pedra. indescritivel! mas confesso que no entanto nada fica a dever à nossa Serra da Arrabida em Setubal. n acreditam? o verao está a porta e a serra é linda (e as praia têm areia!) ehehe
















7th APR
12:00 NAPOLI - 12:28 POMPEI - 17:17 NAPOLI
incrivel como tudo está tao bem preservado! e dizem que as ruinas de Herculano se encontram ainda em melhor estado, uma vez que foram atingidas pela própria lava, enquanto em Pompeia pelas cinzas. Atingida mesmo, vêm-se pessoas que ficaram carbonizadas pois encontravam-se a dormir quando tal aconteceu, apresentando-se exactamente na mesma posição!
incrivel como a pintura das casas continua, quase como novo (nos melhores exemplos claro). infelizmente encontrei alguns elementos a serem restaurados que n pude visitar... mas fiquei mto contente por ver os dois anfiteatros e um coliseu um pouco mais pequeno! pela dimensão da cidade e pelas infra-estruras, forum, termas, etc, pompeia era uma cidade grande e importante.










8th APR
19:57 NAPOLI - 05:26 VENEZIA
Veneza n seria novidade para mim. no entanto decidi parar para 'descansar' de uma noite tão mal passada no comboio... Antonio, lembra-te d nunca mais passar noites em comboios! =/ cheguei cedissimo, ninguem na cidade, frio... decidi-me por um passeio a locais n visitados da primeira vez, e sentar-me simplesmente á beira mar a apreciar os pescadores (amadores), ou os mercados de peixe e fruta em praças recônditas que acabavam de ser montados, dormir um pouco num banco... o sol nascia e observava-se muita gente a sair de casa para o trabalho ou escola, coisa que n havia sentido! o autocarro ali flutua!
a cidade é altamente turisitca, e se da uma primeira vez encanta, o carnaval, os canais, as pontes, a arquitectura romântica... duma segunda vez pareceu-me cansativo, quase efeito disneylandia... n deixa de ser bonita por isso, mas n parece cidade real! mais tarde, já a cidade estava novamente cheia de turistas por todo o lado, filas para entrar na Igreja de São Marcos ou para subir a torre na praça... um dos dias mais quentes até agora que contribui para o meu bronze actual, depois de adormecer a torrar ao sol =)












15:20 VENEZIA - 19:16 VILLACH - 22:22 GRAZ
cansadissimo, quase doente de cansaço e mau dormir! não passei fome claro (apenas passei os ultimos 4 dias nas pizzas e pastas), mas bem que já precisava duma comidinha caseira e duma noite de descanso numa cama normal - o conforto daquilo que chamamos casa... ciao raggazzi

1 coments:
Boas Tójo,
Bem!!! Altas fotos!!! Estou a ver que tens aprendido algumas coisas... Estão com muita qualidade! Keep up the good stuff...
Quanto ao resto já sabes... adorava fazer essa viagem! pode ser que se concretize um dia!
Um grande abraço e saudades,
Sérgio Sousa
Post a Comment